Fortaleza, 30 de abril de 2013.
Refletir sobre os diferentes papéis na Educação a
distancia (EaD) tem sido parte de minha vida acadêmica e profissional desde
2011, ano no qual atuei como orientadora voluntária de trabalhos de conclusão
de curso (TCC’s), em um curso de especialização a distância. Essa experiência
exitosa ratificou meu desejo de inserir em meu projeto de tese, para os participantes da minha pesquisa, uma
experiência de formação continuada semipresencial para os professores,
coordenadores e gestores de uma escola pública. Cumpre mencionar, que os
resultados foram bastante positivos, sendo algumas das reflexões enfatizadas
por Moran (2003;2007) vivenciadas em minha prática.
Relacionando mais especificamente, as temáticas
propostas por Moran (2003; 2007) e minha experiência como aluna EaD nessa
formação, posso afirmar que a principal
dificuldade seria a disponibilidade para uma organização do tempo com
qualidade, para realização das leituras, reflexões, elaboração das atividades
propostas e participação nas diferentes ferramentas que o ambiente virtual nos
disponibiliza. Nesse contexto, acredito que a proposta pedagógica de um bom
curso a distancia, instiga o aluno a buscar mecanismos para superar essa
dificuldade advinda, sobretudo, das demandas que a atividade docente exige.
Considero ainda, a construção de aprendizagens
significativas, elemento central de qualquer formação. Para tanto, minha motivação
pessoal, atuando agora no papel de aluno, se constitui um elemento
imprescindível para sucesso dessa experiência. Quanto ao papel de nossos
mediadores, sejam eles tutores, supervisores ou coordenadores, conforme nos
expõe Moran (2003), ao discorrer acerca dos múltiplos papéis do educador on-line é importante
elucidar:
“Com a educação on-line os papéis do professor se multiplicam,
diferenciam e complementam, exigindo uma grande capacidade de adaptação, de
criatividade diante de novas situações, propostas, atividades (MORAN, 2003, p.1)”.
Concluindo, Moran (2007, p.3) corrobora com minha percepção de que os
diferentes atores envolvidos na formação EaD devem valorizar essa oportunidade,
tornando essa experiência exitosa.
“Professores
e alunos precisamos estarmos atentos para valorizar as oportunidades que vamos
tendo de participar de experiências significativas de ensino/aprendizagem
presenciais e virtuais. Elas nos mostram que estamos no caminho certo e
contribuem para nossa maior realização profissional e pessoal”.
Os textos dos
autores que foram citados nessa postagem estão disponíveis em:
Texto 1:
O que é um bom curso a distância? Disponível em http://www.eca.usp.br/prof/moran/bom_curso.htm. Acessado
em 21/04/2013.
Texto
2: Contribuições para uma Pedagogia da Educação on-line. Disponível
em http://www.eca.usp.br/prof/moran/contrib.htm. Acessado
em 21/04/2013.
Nenhum comentário:
Postar um comentário